Comissão Própria de Avaliação

 

De acordo com o artigo 11 da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, as instituições de ensino superior devem constituir a Comissão Própria de Avaliação – CPA.

Suas atribuições contemplam a condução dos processos de avaliação interna da IES, da sistematização e da prestação das informações à comunidade acadêmica e à sociedade civil. A CPA foi instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e seu objetivo é o de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes (ENADE). Assim, ao coordenar a autoavaliação, a CPA atua buscando produzir conhecimentos, colocando em questão o sentido do conjunto de atividades e finalidades objetivadas pela Instituição; identificando as causas de seus problemas e deficiências; aumentando a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo; fortalecendo as relações de cooperação entre as diversas comunidades; e julgando acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos.

Conheça os Objetivos da Auto-Avaliação

• Buscar compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

• Rever e aperfeiçoar, constantemente, o projeto acadêmico e sócio-político da Instituição, promovendo a permanente melhoria da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas.

• Utilizar com ética e eficiência os recursos e humanos e materiais da Instituição para que sejam traduzidos em compromissos científicos e sociais.

Com a autoavaliação pretende-se a construção de conhecimento da realidade da Instituição. Para tanto, se sistematiza e analisa informações, bem como corrige rumos, eleva a qualidade das diversas atividades desenvolvidas, buscando aperfeiçoar a organização, a efetividade das ações e estratégias de superação de problemas.

Trata-se, pois, de uma atividade fundamental para busca da excelência educacional. Sendo assim, a CPA fomenta a autoavaliação como prática cultural da Instituição, oportunizando a participação das comunidades envolvidas, buscando assim a sensibilização para a participação democrática, em favor da dignidade humana.

Dimensões a Serem Avaliadas

De acordo com o artigo 3 da Lei 10.861/04, a avaliação das instituições de educação superior deverá contemplar no seu processo avaliativo interno as dez dimensões seguintes:

#1 Missão e planos de desenvolvimento institucional;

#2 Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;

#3 Responsabilidade social da instituição;

#4 Comunicação com a sociedade;

#5 Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;

#6 Organização e gestão;

#7 Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc.);

#8 Planejamento e avaliação (autoavaliação);

#9 Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;

#10 Sustentabilidade financeira.

 

Membros da CPA

 

Rafaela Galdino da Silva

 

Coordenadora da CPA

 

Jezany Graepp Sintra

 

Representante do Corpo Docente

 

Fábio Heverton de Lima

 

Representante do Corpo Discente

 

Milene Rodrigues

 

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

 

Elisamar Vieira de Lima Dias

 

Representante da Sociedade Civil

 

Cum sociis natoque penatibus et ultrices

Nullam wisi ultricies a, gravida vitae, dapibus risus ante sodales lectus blandit eu, tempor diam pede cursus vitae, ultricies eu, faucibus quis, porttitor eros cursus lectus, pellentesque eget, bibendum a, gravida ullamcorper quam. Nullam viverra consectetuer. Quisque cursus et, porttitor risus.


Morbin semquis

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.

Vestibulum quis

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.

Proin et pharetra

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.

Curabitur id erat

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.