FILOSOFIA E OBJETIVOS

 

A Filosofia Educacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia é centrada em Deus. Os adventistas creem que sob a direção do Espírito Santo, o caráter e os propósitos de Deus podem ser compreendidos como revelados na Bíblia, em Jesus Cristo e na natureza. As características distintivas da Educação Adventista derivadas da Bíblia e dos escritos da educadora Ellen G. White destacam o propósito redentor da verdadeira educação: restaurar nos seres humanos à imagem do seu Criador.

A Educação Adventista provê mais do que conhecimento acadêmico. Promove um desenvolvimento equilibrado da pessoa como um todo: espiritualmente, intelectualmente, fisicamente e socialmente. Sua dimensão no tempo é a eternidade. Procura desenvolver uma vida de fé em Deus e respeito pela dignidade de todos os seres humanos; formar caracteres semelhantes ao do Criador; encorajar pensadores em vez de meros refletores dos pensamentos de outros; promover serviço amorável em vez de ambição egoísta; assegurar o máximo desenvolvimento do potencial de cada indivíduo; e a abraçar tudo que é verdadeiro, bom e belo.

Na prática estes fatores se ramificam em cada elemento do processo educativo, tendo como base as seguintes pressuposições:

O conhecimento

Como instituição cristã não cremos que a busca pelo conhecimento deve se resumir à filosofia naturalista, onde a fonte da realidade é restringida somente ao âmbito natural. Nossa cosmovisão prevê elementos cognitivos, experimentais, emocionais, relacionais, intuitivos, éticos e espirituais, além dos intelectuais e científicos. O verdadeiro conhecimento alcança esse leque de abrangência e se reflete em uma compreensão holística do ser e em uma educação que desenvolva esse ser como um todo.

O discente

Cremos que o ser humano é o ápice da criação divina. Por isso, como instituição, prezamos pela elevação da estima de nossos discentes, permitindo-os compreender o seu verdadeiro valor diante da humanidade e de Deus e demonstrando que ele é o principal objetivo pelo qual existimos como instituição educacional. Além disso, compreendemos que o principal fator avaliativo do processo educacional é o desenvolvimento eficaz de nossos discentes.

O docente

Cremos que o docente desempenha um papel de formação tanto educacional, quanto comportamental de seus discentes. Dessa forma, ele deve compreender sua posição de modelo na formação do aluno e agir como tal para desempenhar uma educação eficaz.

A avaliação

Cremos que o processo avaliativo, tanto do processo ensino- aprendizagem, quanto da instituição como um todo, deve servir o propósito de estimular os pontos necessários para um crescimento saudável, visando sempre a excelência de nossos serviços.

O currículo

Cremos que um dos objetivos de uma instituição educacional é devolver, à sociedade, meios para um desenvolvimento sustentável em todos os setores. Dessa forma, nosso currículo incentivará a saída de nossos estudantes ao campo com o fim de prestar serviços à comunidade, o que servirá tanto para sua capacitação acadêmica quanto para elevar o nível social da comunidade.

Objetivos Institucionais

#1 Promover a formação de profissionais capacitando-os para atuar nos diferentes ramos do conhecimento e que estejam aptos a expressar-se de modo ético, analítico, criativo e crítico diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

#2 Estimular as habilidades e competências necessárias para atuar nas diferentes situações no cotidiano profissional;

#3 Fomentar a criação cultural, o desenvolvimento do espírito investigativo e do pensamento reflexivo;

#4 Estabelecer parcerias com instituições e organizações que contribuam com os diferentes níveis educacionais e setores da sociedade promovendo desenvolvimento social e científico;

#5 Incentivar o trabalho de pesquisa através da investigação científica, visando ao desenvolvimento e a difusão dos conhecimentos ao alcance da instituição;

#6 Divulgar os conhecimentos culturais, científicos e técnicos, compartilhando o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

#7 Promover a extensão, aberta à participação da população, com vistas à democratização das conquistas e dos benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;

#8 Aperfeiçoar o desenvolvimento de suas atividades elementares, por intermédio de programas permanentes de formação de seus educadores, qualificação de pessoal técnico- administrativo e da cultura de avaliação institucional;

#9 Desenvolver ações que reflitam a importância e a dignidade do trabalho útil e de uma vida de serviço solidário;

#10 Fomentar a gestão integrada, visando o desenvolvimento qualitativo das práticas na instituição.

 

Cum sociis natoque penatibus et ultrices

Nullam wisi ultricies a, gravida vitae, dapibus risus ante sodales lectus blandit eu, tempor diam pede cursus vitae, ultricies eu, faucibus quis, porttitor eros cursus lectus, pellentesque eget, bibendum a, gravida ullamcorper quam. Nullam viverra consectetuer. Quisque cursus et, porttitor risus.


Morbin semquis

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.

Vestibulum quis

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.

Proin et pharetra

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.

Curabitur id erat

Vitae adipiscing turpis. Aenean ligula nibh in, molestie id viverra a, dapibus at dolor.