FILOSOFIA E OBJETIVOS

 

A Filosofia Educacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia é centrada em Deus. Os adventistas creem que sob a direção do Espírito Santo, o caráter e os propósitos de Deus podem ser compreendidos como revelados na Bíblia, em Jesus Cristo e na natureza. As características distintivas da Educação Adventista derivadas da Bíblia e dos escritos da educadora Ellen G. White destacam o propósito redentor da verdadeira educação: restaurar nos seres humanos à imagem do seu Criador.

A Educação Adventista provê mais do que conhecimento acadêmico. Promove um desenvolvimento equilibrado da pessoa como um todo: espiritualmente, intelectualmente, fisicamente e socialmente. Sua dimensão no tempo é a eternidade. Procura desenvolver uma vida de fé em Deus e respeito pela dignidade de todos os seres humanos; formar caracteres semelhantes ao do Criador; encorajar pensadores em vez de meros refletores dos pensamentos de outros; promover serviço amorável em vez de ambição egoísta; assegurar o máximo desenvolvimento do potencial de cada indivíduo; e a abraçar tudo que é verdadeiro, bom e belo.

Na prática estes fatores se ramificam em cada elemento do processo educativo, tendo como base as seguintes pressuposições:

O conhecimento

Como instituição cristã não cremos que a busca pelo conhecimento deve se resumir à filosofia naturalista, onde a fonte da realidade é restringida somente ao âmbito natural. Nossa cosmovisão prevê elementos cognitivos, experimentais, emocionais, relacionais, intuitivos, éticos e espirituais, além dos intelectuais e científicos. O verdadeiro conhecimento alcança esse leque de abrangência e se reflete em uma compreensão holística do ser e em uma educação que desenvolva esse ser como um todo.

O discente

Cremos que o ser humano é o ápice da criação divina. Por isso, como instituição, prezamos pela elevação da estima de nossos discentes, permitindo-os compreender o seu verdadeiro valor diante da humanidade e de Deus e demonstrando que ele é o principal objetivo pelo qual existimos como instituição educacional. Além disso, compreendemos que o principal fator avaliativo do processo educacional é o desenvolvimento eficaz de nossos discentes.

O docente

Cremos que o docente desempenha um papel de formação tanto educacional, quanto comportamental de seus discentes. Dessa forma, ele deve compreender sua posição de modelo na formação do aluno e agir como tal para desempenhar uma educação eficaz.

A avaliação

Cremos que o processo avaliativo, tanto do processo ensino- aprendizagem, quanto da instituição como um todo, deve servir o propósito de estimular os pontos necessários para um crescimento saudável, visando sempre a excelência de nossos serviços.

O currículo

Cremos que um dos objetivos de uma instituição educacional é devolver, à sociedade, meios para um desenvolvimento sustentável em todos os setores. Dessa forma, nosso currículo incentivará a saída de nossos estudantes ao campo com o fim de prestar serviços à comunidade, o que servirá tanto para sua capacitação acadêmica quanto para elevar o nível social da comunidade.

Objetivos Institucionais

#1 Promover a formação de profissionais capacitando-os para atuar nos diferentes ramos do conhecimento e que estejam aptos a expressar-se de modo ético, analítico, criativo e crítico diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

#2 Estimular as habilidades e competências necessárias para atuar nas diferentes situações no cotidiano profissional;

#3 Fomentar a criação cultural, o desenvolvimento do espírito investigativo e do pensamento reflexivo;

#4 Estabelecer parcerias com instituições e organizações que contribuam com os diferentes níveis educacionais e setores da sociedade promovendo desenvolvimento social e científico;

#5 Incentivar o trabalho de pesquisa através da investigação científica, visando ao desenvolvimento e a difusão dos conhecimentos ao alcance da instituição;

#6 Divulgar os conhecimentos culturais, científicos e técnicos, compartilhando o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

#7 Promover a extensão, aberta à participação da população, com vistas à democratização das conquistas e dos benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;

#8 Aperfeiçoar o desenvolvimento de suas atividades elementares, por intermédio de programas permanentes de formação de seus educadores, qualificação de pessoal técnico- administrativo e da cultura de avaliação institucional;

#9 Desenvolver ações que reflitam a importância e a dignidade do trabalho útil e de uma vida de serviço solidário;

#10 Fomentar a gestão integrada, visando o desenvolvimento qualitativo das práticas na instituição.